Grupo de Estudos Avançados em Saúde e Exercícios

Alimentação  > Performance, Saúde e outros

A importância da água

Luiz Casca

23/05/2002

O nosso corpo é composto essencialmente de água, por isso esta substância é tão importante e necessária à manutenção de uma vida saudável. Podemos passar bastante tempo sem nos alimentar, mas sem água morreríamos em poucos dias. A água constitui de 40 a 60% do peso corporal de um indivíduo, interferindo no transportes de nutrientes, na eliminação de substratos tóxicos advindos do metabolismo energético e na termorregulação através do suor. 

É importante lembrar que precisamos ingerir uma quantidade mínima de água para manutenção das funções hemodinâmicas, e esta quantidade mínima vai além da sensação de sede, pois a sede é uma expressão do corpo no momento em que já está entrando em desidratação, ou seja, precisamos ter uma preocupação constante com o ato de beber água. Para se ter uma idéia mais precisa do que isto significa, um atleta submetido a atividades físicas prolongadas, como uma maratona, por exemplo, pode chegar a perder 2 litros de água por hora! E esta perda hídrica certamente interfere no desempenho físico, estima-se que ocorra 20% de redução no rendimento a cada 2% de peso corporal perdido sob a forma de água, podendo chegar até 60% quando este valor atinge 4% do peso corporal. Em atividade física a reidratação deve ocorrer em períodos não superiores a 20 minutos, com doses de 150 a 200 ml. Lembrando que está relação dependerá deoutros fatores externos como, por exemplo, a intensidade da atividade, a temperatura, a umidade externa e o metabolismo corporal. 

Pois é, em breve entraremos no período de seca em Brasília e nesta época do ano precisamos ter especial atenção com a hidratação de nosso corpo, pois a umidade do ar atinge valores semelhantes à de desertos. Devemos evitar também atividades físicas nos horários entre 12:00 e 15:00, quando o sol está no seu ponto máximo de temperatura acentuando, ainda mais, a umidade baixa. 

E não se esqueça de beber bastante água. Água é saúde.

 

Referências


McArdle, Willian D., Frank I. Katch e Victor L. Katch .: Fisiologia do Exercício, Energia, Nutrição e Desempenho Humano. Guanabra / koogan. 3ª Edição, 1992.