Grupo de Estudos Avançados em Saúde e Exercícios

Drogas e etc  >  Ganhos de Massa Muscular

Esteróides anabólicos androgênicos - reações enzimáticas

Paulo Gentil

01/06/2002

No citoplasma pode haver presença de uma enzima denominada 5-alfa-redutase (5AR), ela é encontrada principalmente na próstata (5AR tipo 1), e na pele e couro cabeludo (5AR tipo 2), a atividade dessa enzima é converte a molécula de EAA em dihidrotestosterona (DHT). Resultado: maior atuação (negativa) nas vesículas seminais e genitália, acne e calvície. Segundo Bill Roberts "a 5 alfa redutase não atua na Winstrol, Anadrol nem Dianabol", o que não quer dizer que algumas destas drogas, não possam elas mesmas atuarem nos referidos tecidos.

O hormônio masculino também pode sofrer um processo denomidado aromatização que leva a conversão em hormônio feminino (estradiol). A atividade da aromatase remove o 19-metil e transforma o anel A em aromático, isto é, passam a existir três ligações duplas alternadas, entre os seis carbonos deste anel (ver anéis aromáticos em livros de química). Essa enzima atua unidericionalmente, ou seja, só transforma hormônio masculino em feminino. Como foi dito, a aromatase age em determinada parte da estrutra química do Esteróide anabolizante (em algumas estruturas não é possível formar a ligação dupla de carbono) portanto sua atuação não é possível em hormônios que não possuem a ligação 17-metil. Segundo Bill Roberts, "a aromatase não atua na Winstrol, Oxandolona, Halotestin nem Promobolan" (De novo isto, não quer dizer que não ocorra nehuma conversão em hormônio feminino). 

Ah! Eu já ia me esquecendo o que a aromatização pode causar em você? Peitos similares ao de mulher pelo desenvolvimento anormal da glândula mamária em homens (isto tem causado uma grande procura por cirurgias plásticas entre os marombeiros).

Existem enzimas como as da classe P450 (tem um artigo de RENDIC, de 1999 que fala sobre estas enzimas, para quem se interessar), a UDPGT e as sulfotransferases que desativam os esteróides tornando-os menos efetivos, (apesar das duas últimas terem reações reversíveis).