Grupo de Estudos Avançados em Saúde e Exercícios

Fisiologia

Sinalização molecular para hipertrofia - Antes de pensarmos em séries, exercícios, métodos, precisamos fazer uma pergunta, como acontece a hipertrofia muscular?

Irisina - mais um possível via para controle de peso pelo exercício - A recente descoberta de uma miocina (proteína secretada pelo músculo) vem causando euforia mundo afora, principalmente por sua promissora ação na perda de peso, regulação do metabolismo glicêmico e gasto energético

Fadiga Muscular - Alvo de diversas investigações na área de fisiologia e bioquímica, o estudo da fadiga muscular tem se mostrado extremamente importante, principalmente devido à complexidade dos seus processos e sua etiologia serem de natureza multifatorial.

Lactato, acidose e fadiga - Uma das maiores “verdades” da Fisiologia é a idéia de que tanto o lactato quanto a acidose metabólica contribuem diretamente para a fadiga muscular. As associações entre lactato e fadiga se originaram em estudos de quase um século atrás, quando se descobriu que contrações até a exaustão levam ao acúmulo de lactato e queda no pH.

Morte súbita e atividade fisica - Temos acompanhado nos últimos tempos alguns casos de morte súbita em atletas de diferentes modalidades esportivas. Fato que, além de consternação causa espanto e questionamento.

Fibromialgia - Esta síndrome atinge de 1 a 5% da população, em geral, 73 - 88% dos casos são diagnosticados em mulheres com 29 a 37 anos de idade (início), sendo confirmados, entre 34 e 57. No Brasil não existem dados oficiais, porém estima-se que mais de 5% da população tenha probabilidade de desenvolve-la.

Exercício e densidade mineral óssea - O intuito desse texto é quebrar a visão limitada e reducionista do sistema esquelético, mostrando o esqueleto como uma estrutura viva, capaz de se adaptar, se reparar e influenciar grandemente a vida e a saúde das pessoas.

Lactato - “O ácido láctico é o responsável pelo processo de fadiga durante o exercício e é causador da dor muscular!”. Quantas vezes já escutamos essa frase? O intuito deste texto é comentar um pouco mais sobre esse metabólito.

Diabetes: Introdução e a importância da atividade física na prevenção e tratamento - O diabetes melito atinge mais de 150 milhões de pessoas em todo mundo, o que significa que quase 5% da população mundial tem essa doença. No Brasil 7.6% das pessoas entre 30 e 69 anos tem diabetes

Dúvidas sobre reabilitação no joelho - O intuito deste texto é desmistificar alguns conceitos no que diz respeito à reabilitação da articulação do joelho e fundamentar o programa de exercícios para pessoas com este tipo de comprometimento

Gestante e atividade física - O número de mulheres grávidas que participam de atividades físicas tem aumentado a cada ano, com isso fica cada vez mais importante estabelecer orientações básicas e prudentes acerca do exercício durante a gestação.

Alterações fisiológicas durante a gestação - Alterações fisiológicas durante a gestação - Diversas alterações ocorrem durante a gravidez, portanto um bom entendimento delas acaba favorecendo o profissional de educação física a orientar de forma eficiente e segura a mulher que se propõe a praticar exercício físico durante a gestação

Exercício e HDL - Nos últimos anos, grande número de trabalhos investigando o efeito do exercício físico sobre os níveis de lipídeos sanguíneos foram publicados. Este interesse foi motivado pela constatação de que a atividade física poderia reduzir este fator de risco, associado às doenças coronarianas.

Os Benefícios e Riscos do Exercício Físico na Gestação - Existem numerosos benefícios biológicos e psicológicos do exercício durante a gestação.

O problema da Obesidade - Veja como a obesidade tem evoluído no Brasil, as condições clínicas associadas, meios de mensuração, farmacológicos usados no tratamento e formas de se abordar o problema.

Sarcopenia - A redução da massa muscular associada com a idade. A perda da massa muscular é um dos fatores que mais influencia na independência funcional em pessoas mais velhas.

Exercício físico e transplantados cardíacos - Alterações Fisiológicas: O transplante cardíaco tem sido o tratamento de escolha em pacientes com insuficiência cardíaca terminal com valores de VO2máx. em torno de 14 ml/kg/min.

Prescrição e benefícios da atividade física em indivíduos transplantados - Existem condições limitadoras ao exercício as quais devem ser constantemente monitoradas e analisadas pelo profissional que prescreve o treinamento.

Relação sexual e performance - A famosa “concentração” é uma prática bem antiga que persiste até hoje, dentre seus objetivos está o de manter o atleta longe do sexo no(s) dia(s) anterior(es) à competição, será que a ciência corrobora esta prática?

Exercícios de força para idosos - A redução da capacidade dos vários sistemas orgânicos decorrente do envelhecimento pode ser resultado do estilo de vida dos indivíduos, e não apenas uma característica própria e inevitável deste processo.

Hidratação na atividade física - Riscos da desidratação - muitos indivíduos na tentativa de perder peso rapidamente se arriscam com atividades físicas em temperaturas altas, quando não obstante usam de casacos e plásticos para aumentar a perda de peso através do suor e pouca reposição do líquido perdido.

Hipertensão e atividade física - A hipertensão é considerada como uma das principais doenças crônico-degenerativas, e cerca de uma em cada cinco pessoas terá, em algum momento de suas vidas, a pressão arterial anormalmente aumentada.

Força: Mulher x Homem - Quando ouvimos falar em força, as mulheres são sempre consideradas o sexo frágil, com diversos autores sugerindo um diferença significativa entre os gêneros, mas será isto sempre verdade?

Ossos: meios para promover a saúde do nosso esqueleto - Veja as formas e mecanismos de influenciar positivamente sua saúde óssea através de atividade física e nutrição.

Benefícios e riscos da atividade física para diabéticos - Como vimos anteriormente, os exercícios podem oferecer inúmeros benefícios para os portadores de diabetes, porém é necessário que se conheçam os possíveis riscos que um programa de treinamento pode trazer diante desta patologia.

Diabetes 2 - Nessa segunda parte será ressaltada a importância da prática regular de atividade física, explicando pontos chaves, tais como: benefícios, riscos, diferenças entre aeróbios e anaeróbios, etc

Desarmonia corporal - A “síndrome da desarmonia corporal”, pode estar relacionada a diversos fatores,como doenças crônico-degenerativas e celulite, podendo ser facilmente perceptível na maioria das vezes, mas em alguns casos o seu diagnóstico não é tão fácil.

Miostatina - A miostatina é um gene que regula negativamente o crescimento muscular, ou seja, ela limita o tamanho do músculo

Meios para maximizar a recuperação pós-treino - É comum observarmos indivíduos treinando corretamente, alimentando-se o melhor possível e dormindo 08 hs. por noite e mesmo assim sentindo-se cansados ou sem pique para suportar o treinamento do dia seguinte

Quanto você pesa - As pessoas fazem tudo para reduzir o seu o peso total, porém o baixo peso não representa, necessariamente, uma estética adequada aos valores padronizados socialmente e muito menos critérios de saúde

Gordura marrom e UCP: causas da obesidade? - A gordura marrom possui um enzima denominada UCP que, resumidamente, faz com que o corpo perca energia como calor, ao invés de armazena-la. Desta forma fica o questionamento: serão elas relacionadas à obesidade?

Causas do envelhecimento - Até o presente momento a ciência não conseguiu descobrir o verdadeiro motivo pelo qual os seres vivos envelhecem. Mas algumas hipóteses foram levantadas...

Joelho: Lesões, principais formas de tratamento e prevenção - O joelho é uma das maiores articulações do corpo humano e também uma das que mais sofre lesões. Veja mais sobre lesões, principais formas de tratamento e prevenção .

É possível envelhecer com saúde? - Ainda hoje o conceito de saúde pode ser confundido e expressado apenas como a ausência de doenças, mas a OMS define saúde como o estado em que o indivíduo se encontra em perfeito bem-estar físico, mental e social

Novos neurônios - Paulo Gentil faz uma análise científica de uma das maiores dúvidas da humanidade