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Saúde Dicas e Outros

A ditadura do exercício cardiovascular de longa duração chegou ao fim. - VO2 max é a capacidade máxima do corpo de um indivíduo em transportar e metabolizar oxigênio duranteo exercício físico é a variável fisiológica que mais reflete a capacidade aeróbica de um indivíduo. A sigla é derivada de "Volume de Oxigênio (O2) máximo". É uma grandeza expressa em litros de oxigênio por minuto (l/m) de forma absoluta, e em mililitros de oxigênio por quilograma por minuto (ml/kg/min) de forma relativa ao peso do indivíduo

A musculação como fonte da juventude. - Novas descobertas vêm atraindo a atenção da comunidade científica com relação ao treinamento resistido. Recentes estudos têm comprovado a eficácia das atividades físicas no retardo ao envelhecimento humano, fato que levou alguns dos seus pesquisadores pioneiros a ganhar o prêmio Nobel de medicina no ano de 2009

Perspectivas atuais sobre CROSSFIT - Uma análise técnica que envolve a segurança e eficiência dessa modalidade popular

Efeito da carga repetida - Efeito protetor da carga, entenda porque é mais difícil ficar dolorido à medida que ficamos mais treinados, e como isso pode interferir nos seus resultados.

Problemas de joelhos em mulheres - causas e recomendações - Os problemas de joelhos são comuns em mulheres. Veja nesse texto as causas e como os treinos podem ter influência nesse fenômeno

Atividade física, distúrbios hipertensivos e diabetes na gestação - Alterações na pressão arterial e na glicemia são bastante comuns na gravidez. Veja como o exercício pode ajudar a prevenir esses problemas

Os benefícios da atividade física na gestação - Veja o que o exercício pode fazer pela saúde da mae e da criança.

Propriocepção na reabilitação e prevenção de lesões no esporte - Segundo estatísticas, anualmente, 3,1% de todos os adultos ou 5,6% daqueles engajados em algum tipo de atividade física recreativa recebem tratamento médico para lesões decorrentes da prática esportiva. Como fazer para evita-las?

Resposta da testosterona ao treinamento de força - O treinamento de força pode influenciar os níveis de testosterona em termos agudos e crônicos, no entanto, tais alterações dependem de alguns fatores tratados nesse artigo.

Terapias alternativas no esporte – Sauna e termoterapia - Os banhos quentes e sauna são utilizados há centenas de anos com finalidades terapêuticas, sociais e de relaxamento. Veja aqui como ele pode influenciar na saúde e interagir com o exercícios

Controle de peso de atletas - Nos esportes que envolvem a divisão de pesos por categorias é comum se adotar estratégias para modificar o peso corporal nas proximidades da competição. Veja uma análise técnica dessas práticas.

Agachamento e joelho - Este texto trata do verdadeiro agachamento que muitos chamam de agachamento profundo. No texto é feita uma análise detalhada da eficiência e da segurança do exercício, com atenção direcionada para articulação do joelho.

Obesidade infantil: prevalência, causas e consequências - Na atualidade, uma das principais preocupações dos profissionais da área da saúde é que a obesidade, na maioria das pessoas, iniciou-se na infância ou na adolescência. Inclusive, diversos estudos têm demonstrado um aumento considerável na prevalência da obesidade infantil, o que torna o problema ainda mais grave.

Depressão e atividade física - A Depressão atinge mais de 121 milhões de pessoas no mundo, e está associada a 850 mil mortes anuais, o que inclui um número elevado de suicídios. Veja aqui como o exercício pode ajudar no combate a esse grave problema

Musculação: a importância do acompanhamento adequado - No momento de escolher onde treinar, diversos fatores são levados em consideração, como a proximidade de casa/trabalho, estrutura física, preço, tipo de público que a freqüenta... No entanto, o fator principal muitas vezes é negligenciado: a qualidade do acompanhamento profissional.

Sistemas de avaliação da marcha humana - Os sistemas de avaliação da marcha humana tornaram-se um excelente meio de auxilio na identificação e tratamento da marcha patológica, pois a aquisição de dados qualitativos podem ajudar na prescrição de fisioterapia e atividades físicas mais eficientes.

Exercício e câimbras - Quase todos nós já nos deparamos com câimbras em algum momento de sua vida. Elas atingem pessoas de todos os níveis de atividades físicas e podem aparecer em situações totalmente diversas, sem nenhum sinal de aviso.

EPOC - Após o término da atividade física, o consumo de oxigênio permanece elevado por vários minutos ou até mesmo horas dependendo da intensidade, volume e tipo do exercício. Este fenômeno é conhecido como consumo excessivo de oxigênio pós-exercício (EPOC, do inglês excess post-exercise oxygen)

Destreino - O destreinamento é um processo que, seja de maneira planejada ou não, pode, dependendo da magnitude, levar a perda de grande parte do trabalho realizado e comprometer uma futura recuperação dos ganhos obtidos.

Intervalo entre as séries de musculação - Entenda por qual razão, mesmo com intervalos de 5 minutos, não é possível realizar o mesmo número de repetições nas séries subsequentes, quando treinamos com repetições máximas (RM).

Dieta cetogênica no tratamento da eplepsia refratária - A epilepsia é um distúrbio neurológico crônico caracterizado por crises epiléticas repetidas, estas por sua vez são causadas por descargas neuronais hipersincronizadas, focais ou generalizadas no cérebro.

Parecer técnico sobre o treinamento de musculação durante a infância e adolescência - O treinamento resistido (musculação) para crianças e adolescentes infelizmente ainda é um tema muito controverso para muitos profissionais da saúde, como médicos e educadores físicos.

Controle de intensidade no ciclismo indoor - Muito tem se discutido sobre as formas diretas e indiretas de avaliar o esforço físico de cada indivíduo. Pois, o controle da intensidade propicia a realização de um exercício seguro e ajustado aos objetivos de cada praticante, visando benefícios, em médio e longo prazo, com menor risco de lesões e sobrecargas. Entretanto, nota-se uma grande dificuldade para adequar os percentuais de freqüência cardíaca e entender como utilizar a Percepção Subjetiva de Esforço (PSE).

O quanto devemos treinar nos esportes de endurance? - Talvez um dos maiores enigmas do esporte até hoje seja a quantidade necessária de treino. Desde o praticante entusiasta até o atleta de alto rendimento sofrem com essa questão; principalmente com um universo cercado de palpiteiros e “entendidos”.

Ginásticas Artística e Rítmica: impactos no crescimento? - A Ginástica Artística causa intriga entre várias pessoas como pais, praticantes, profissionais da área da saúde, amantes do esporte e “curiosos”, devido à baixa estatura dos atletas, associando-a a desordens no crescimento, sendo até contra-indicada por profissionais desatualizados.

Cadência de pedaladas, pedivelas e a eficiência mecânica no ciclismo de estrada - É cada vez mais importante no esporte de alto rendimento o papel de seus treinadores. A revisão aqui apresentada servirá como uma simples e eficiente ferramenta aos técnicos de ciclismo, para que variáveis como: cadência de pedaladas, tamanho das pedivelas e a eficiência mecânica sejam mais bem analisadas e melhor entendidas, visto que se tornam imprescindíveis para o rendimento do ciclista.

Alongamento x Aquecimento: Uma revisão de conceitos - Muito embora o alongamento esteja profundamente arraigado nas mais diversas áreas da educação física, trabalhos recentes vêm apresentando resultados que contestam os supostos benefícios atribuídos à sua prática.

Diabetes Mellitus e Musculação - A musculação tem sido recomendada pelas principais organizações desportivas e de saúde do Mundo como uma forma de tratamento da diabetes tipo 2. Inclusive o número de pesquisas envolvendo esse tema vem aumentando consideravelmente.

Musculação faz mal ao coração? - Recentemente, tem se discutido o efeito do treinamento resistido na complacência arterial para tentar sugerir que este tipo de atividade física seja maléfico ao sistema cardiovascular.

Treinamento mental no esporte - Existem fortes evidências que não somos totalmente guiados pela genética, treinamento físico ou sorte, nosso corpo tende a fazer o que ordenamos, se soubermos ordenar.

Overtraining - A síndrome do overtraining é caracterizada por uma disfunção do eixo hipotálamo-hipófise devido a um estresse repetitivo de natureza física ou psicológica, o que contribui para uma desordem neuroendócrina, fator principal de sua patogênese.

Percepção de esforço - Muitos profissionais estão utilizando a percepção de esforço como indicador de intensidade, tanto física quanto psicológica, porém não se pode esquecer da complexidade que é avaliar os fatores associados às respostas fisiológicas.

Avaliação do consumo hídrico de atletas de Corrida de Aventura em provas de curta duração - Com base na média de hidratação por hora e o valor de gasto/hidratação que foram encontrados na população estudada, a conclusão do estudo foi de que a maioria dos atletas de corrida de aventura não se hidrata corretamente

Alongamentos antes e depois do treino, qual a utilidade? - Uma questão ainda permanece obscura e recheada de mitos: qual o papel do alongamento antes e após as sessões de treino resistido.

Musculação e crianças: incompatíveis? - As crianças são uma população que comumente encontram resistência na prática da musculação, pois se argumenta que esta prática é consideravelmente prejudicial ao seu crescimento e desenvolvimento. Esta é uma atitude muito comum, embora nada normal.

Exercícios proibidos - Há algum tempo, surgiram comentários sobre determinados exercícios na sala de musculação e seus supostos potencias lesivos. Isto gerou algo como uma “lista negra” de exercícios proibidos de serem realizados. Seriam eles: a puxada alta nas costas, o desenvolvimento para ombros, a remada curvada e o agachamento.

Pliometria para corredores - Atualmente vem ganhando força uma nova proposta de treinamento para corredores de fundo, que passa a se preocupar também com mecanismos neuromusculares, em uma abordagem bem diferente do paradigma dominante, onde os treinos praticamente se resumem a parâmetros “cardiopulmonares"

Exercício físico e fatores de risco cardíacos: qual o melhor treinamento, aeróbico ou resistido? - A doença cardiovascular é o maior fator de morte na maioria das nações industrializadas. Atualmente a atividade física tem sido amplamente recomendada como meio de tratamento e preveção, no entanto, ainda há muita discussão acerca da atividade mais recomendada

Diferenças entre as ações musculares concêntrica e excêntrica - A atividade locomotora é a combinação de diferentes formas de ações musculares, que também podem ser encontradas de forma isolada. Na forma isolada temos três tipos de ações musculares diferentes: isométricas, concêntricas e excêntricas.

Deficiência mental e exercício - Diversos estudos têm demonstrado que deficientes mentais podem obter os mesmos benefícios com a atividade física que pessoas sem deficiência.

Uma Visão Prática da Cinética Angular - O treinamento esportivo é o controle de uma série de movimentos angulares que permite uma interação do corpo humano com o meio para a realização de objetivos específicos. Torna-se então evidente que conhecer e aplicar alguns conceitos básicos da cinética angular são importantes para otimização dos resultados do treinamento.

Pliometria - A pliometria é atualmente considerada o método mais eficiente para desenvolver e aprimorar determinadas valências físicas, tais como força, potência e velocidade. Esse método já é muito propagado mundialmente e faz parte do programa de treinamento de diversas modalidades esportivas, não só de esportes que utilizam saltos e arrancadas (voleibol, atletismo, futebol, lutas, etc), mas também de desportos cíclicos como ciclismo ou remo.

Teste de uma repetição máxima (1RM). Por que fazer? - O teste de uma 1 RM (uma repetição máxima) tem o objetivo de encontrar a carga máxima com que o indivíduo conseguiria realizar apenas uma repetição de determinado exercício. Dentre as supostas limitações do teste está o seu uso em crianças, idosos e cardiopatas. Justificando sua aplicabilidade está o (suposto) papel essencial na prescrição de exercícios, para se determinar uma carga "ideal" de treino.

Periodização - concepções atuais - Sem dúvida nenhuma, o treinamento é a base do sucesso, seja ele desportivo ou estético. Entretanto, as várias linhas de planejamento se divergem e, muitas vezes, concepções errôneas expõem o atleta à risco de lesão, overtraining ou insucesso.

Condicionamento Físico - É comum aos profissionais que trabalham com saúde e preparação física prescreverem o "condicionamento físico" aos seus alunos ou pacientes: "Daqui pra frente você terá que se comprometer com um programa de condicionamento físico para a manutenção da saúde!", diz o médico; "Tenho como objetivo o condicionamento físico!", exclama o aluno na academia.

Treinamento desportivo e abordagem sistêmica - atualmente virou moda as expressões como: visão dotodo, evitar abordagem fragmentada.... porém na maior parte das vezes estas expressões são usadas sem o mínimo entendimento do seu real significado...

Segurança cardiovascular e hipertensão arterial - O controle da atividade física direcionada ao hipertenso deve levar em consideração diversos fatores de forma aguda e crônica, e estar realmente associada com a vida rotineira destes indivíduos. O treinamento físico deve, entre outras coisas, preparar as pessoas para viverem de forma melhor e mais hábil

Agachamento e coluna - A dor lombar normalmente é atribuída a prática do agachamento, o que é pouco provável. Veja como a coluna de atletas habituados a realizar agachamentos com cargas pesadas responde a esta prática e quais fatores devem ser levados em conta.

Menstruação e desempenho físico - A menstruação sempre foi um tabu para a ciência do esporte, treinadores e atletas. Há poucas décadas, era preocupante o fato da mulher participar de competições ou treinar menstruada

O fim da filosofia aeróbia - O fim da filosofia aeróbia - Afinal de contas, por que acreditar tanto nos exercícios aeróbios?

Qual o melhor tipo de roupa para a prática de atividade física? - Qual o melhor tipo de roupa para a prática de atividade física? - Na antigüidade a roupa era um acessório usado para a proteção contra o frio, mas com o passar dos tempos foi tornando-se um adorno para incrementar a vaidade...

Treinamento individual - Treinamento individual - A ciência prova que você pode obter melhores resultados com um acompanhamento adequado.

Exercícios aeróbios e qualidade de vida - Exercícios aeróbios e qualidade de vida - como os exercícios aeróbios podem melhorar sua vida?

Cinto pélvico - Cinto pélvico - O cinto pélvico é um dos utensílios mais usados pelos praticantes de musculação...mas será que ele é necessário?

Respiração durante o treino - Respiração - Use a respiração para melhorar a qualidade de seu treino

Exercícios aeróbios - O bem-estar pós-exercício tem mais relação com a situação que com a característica aeróbia da atividade. Além disso, há o inevitável poder da sugestão: de tanto ouvirmos falar que determinada atividade nos trará bem-estar, acabamos por acreditar e, conseqüentemente, os resultados realmente ocorrem.